Pesquisas

Pesquisa remunerada é um termo popular que algumas pessoas usam para definir uma pesquisa em que o consumidor recebe um brinde ou valor para dar sua opinião sobre algo.

As empresas de recrutamento encaram isso como uma ajuda de custo para locomoção e uma gratificação pelo tempo que o consumidor dedica a ajuda-los em seus estudos, demonstrando que valorizam o tempo e a opinião do consumidor.

A Aponto Pesquisa por exemplo oferece entre R$ 60,00 e R$ 300,00 para o consumidor colaborar por cerca de 2 horas (quando pesquisa em grupo) e de 40min a 1h30 quando individual ou clinica.


As pesquisas podem ser realizadas individualmente, em grupo, na residencia do convidado ou on line, duram de 30 a 120 minutos e o pagamento é efetuado ao termino da pesquisa, ou seja, já sai com a remuneração na hora que pode ser em dinheiro ou vale compras; exceto quando on line, que recebe via deposito bancário.

O intuito das pesquisas é identificar a aceitação e necessidade do mercado em relação a algum produto ou serviço de acordo com diferentes perfis. Assim a empresa tem maior respaldo para lançar novidades.

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Tipos de pesquisa:


Pesquisa presencial, como o nome já diz, são pesquisas em  que o consumidor vai ate o local agendado para participar.

Ela pode ser de varias maneiras:


  • Em grupo ou mini grupo: quando reúnem de 6 a 10 pessoas com um perfil especifico para "discutir" sobre determinado assunto (geralmente é como se fosse um bate papo), onde o moderador introduz um assunto e os convidados expressam suas opiniões. Isso pode acontecer com a avaliação de um produto que já esta no mercado ou com algo que ainda será lançado. 
  • Entrevista individual: Onde o convidado conversa com um entrevistador sobre determinado assunto e o entrevistador aprofunda-se nas questões querendo obter as respostas mais especificas e detalhadas possível. Geralmente feita para verificar as impressões do consumidor sobre algum produto que ele usa ou não e os porque de sua aceitação ou não daquele produto.
  • Teste/degustação: quando o consumidor experimenta algo e dá sua opinião sobre o que gostou ou não naquele produto. Tambem chamado pelo mercado com "Clinica" . Pode inclusive ter Clinica de carro, quando o consumidor avalia um modelo de carro que ainda não entrou no mercado, experimentado e avaliando, conforto, tamanho, estilo e etc.


Pesquisa Etnográfica, quando um entrevistador observa hábitos do consumidor, essa pode ser feita de algumas maneiras:


  • Compra acompanhada: quando ele acompanha o consumidor na compra de algo e o observa.
  • Etnografia de costumes/habitos: o entrevistador passa cerca de 3h á 8h observando a rotina e atitudes do consumidor dentro de seu ambiente e em alguns momentos o aborda para fazer algumas perguntas.


Pesquisa on line,  é a pesquisa onde o entrevistado acessa um plataforma e colabora com o estudo de forma virtual. Essa não são enquetes que respondemos em sites de pesquisa on line.


  • Grupo on line: Quando um grupo acessa ao mesmo tempo um link e interagem entre si e com o moderador para falar sobre um produto ou serviço. Essa pesquisa precisa que todos estejam logados no dia e hora agendado.
  • Diário on line: Quando o consumidor tem que acessar uma plataforma durante um tempo determinado e responder questões feitas por um moderador, nesse caso ele pode acessar em seu tempo livre e efetuar as tarefas, geralmente esse tipo de pesquisa pede pequenos videos e fotos
Existem vários outros tipos de pesquisa, como por telefone ( mais usadas com médicos), porem essas acima são as mais comuns.




Esse é um trabalho extremamente serio e apesar de descontraído e dinâmico tem regras, e essas são rigorosas, os recrutadores precisam encontrar  pessoas interessadas que tenham perfil idêntico ao solicitado, que respeitem os prazos entre duas participações, pois os institutos consultam a ABEP (que tem acesso a todas as participações registradas, inclusive se foi dispensada, chegou atrasada ou faltou).

Por mais que queiram não podem encaminhar em um mesmo projeto, amigos, namorados, parentes etc. A identificação de pessoas que burlaram essa regra acarreta na expulsão da sala, não pagamento do incentivo e advertência ou até demissão da recrutadora.

Aconselhamos que sejam sempre honestos em suas respostas, pois esse mercado precisa de todo tipo de perfil, não só classe A ou B, precisamos de pessoas sinceras dispostas a colaborar dando seu ponto de vista sobre determinados assuntos.

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