sexta-feira, 28 de outubro de 2016

TRABALHO COM PESQUISA



Se seu desejo é trabalhar com pesquisa de mercado, mas não tem ideia de como isso funciona e o que você deseja fazer, então vou aqui demonstrar que é possível atuar em varias áreas da pesquisa e com vários tipos de contratação, por hora, dia, questionário validado, indicação, CLT ou Free Lance.



É comum pessoas que participam de pesquisas ficarem encantadas com a dinâmica e terem curiosidade para saber como tudo acontece,  e muitos até passam a querer trabalhar no setor.

O que eles não imaginam é que é necessário dezenas de profissionais com vários tipos de formação para se atingir o resultado final, então vou tentar resumir as etapas e para facilitar vou usar uma empresa fictícia de nome TONTON.

A Tonton vende bolos de chocolate e seu departamento de novos produtos quer lançar agora bolinhos recheados, mas eles ainda não decidiram quais sabores de recheio vão usar, nem que tipo de embalem, peso do produto, formato...nada. Então decidem encomendar um estudo de mercado para verificar o que os consumidores de bolinhos sem recheio e com recheio vão achar do produto.

Eles contratam uma empresa de marketing para realizar o estudo e realizar o lançamento do produto, essa empresa precisa:



Contratar um Analista que:






 Defini o perfil do consumidor que será estudado de acordo com o publico alvo que a campanha vai atingir.

Elabora questionário pesquisa de mercado e filtro que será feito com o consumidor para verificar que o mesmo esteja dentro do perfil solicitado.

Analisa o feedback dos consumidores ao final do estudo e dá seu parecer de que diretrizes devem ser tomadas pela empresa aumentar as chances do produto ser aceito.


Feito isso,a empresa de marketing contrata:

  • Instituto de pesquisa de mercado - que possuem
Um coordenador - que tem como objetivo garantir a qualidade ética e atender rigorosamente as cotas solicitadas pelo cliente final - é ele que "monta" os grupos de acordo com as diretrizes do cliente e procurar ter um mix de participantes diversificado para que se possa ao final ter opiniões relevantes e que contribuam para o analista dar seu parecer.

Supervisores - dependendo do numero de grupos e de participantes, um mesmo estudo pode ter mais de um supervisor ( geralmente 1 (um) por grupo), esse tem a função de aplicar  o questionário feito pelo analista, e respeitar os "encerres"que são respostas dadas pelo consumidor em desacordo com o perfil solicitado.

Recrutadores - esses geralmente são free lance, e tem a função de buscar o consumidor que o cliente solicita. Geralmente recebem somente o perfil bisaco de consumidor (sexo, idade, classe social, escolaridade e etc.)

Recepcionista - Pode ou não ser Free Lance - essa fica responsável por aguardar os convidados chegarem,  e conferir nome , documento com foto e os dados fornecidos a supervisora, ela na maioria dos casos também fica responsável por distribuir os brindes (incentivos) aos convidados.  


  • Sala de Pesquisa
São salas especificas para realização de pesquisa de mercado, pois outros vários profissionais são envolvidos nesse momento, ela também é chamada de sala de espelho, pois atras do espelho o cliente fica observando o grupo acontecer... A empresas de sala de espelho oferecem.

Buffet - que é servido aos convidados e ao cliente enquanto o grupo acontece (geralmente tem cozinheiras e copeiras contratadas CLT)

Serviço de áudio e vídeo - pois todos os grupos são  gravados, mesmo quando transmitido ao vivo no caso do cliente esta em outra cidade. (geralmente também existe um técnico de áudio e vídeo  nessas empresas)

Manobrista - que recebe os convidados que chegam de carro.

Essas são os profissionais que tem trabalho de forma indireta na pesquisa, mas que são essenciais para o desenvolvimento do estudo.

  • Moderador
Ele é responsável por conduzir o grupo de maneira que possa obter o maior numero de informações possíveis para que o analista (que pode ser também o moderador) execute um bom trabalho.

  • Transcritor

Esse profissional é contratado quando existe a necessidade de passar para o papel tudo que foi dito na pesquisa, dai então ele transcreve de áudio para texto.


Esses profissionais são só uma parte dos envolvidos na pesquisa qualitativa.


Feito tudo isso a Tonton recebe o resultado da analise, agora é hora de fazer uma outra pesquisa chamada por nós de Clinica (degustação) essa é quantitativa...mas vamos deixar para outro post.

Espero ter dado ao menos uma pequena noção de  como trabalhar com pesquisa de mercado pode ser complexo... 
em breve falamos de outras metodologias ....